Nickolas


Açaí

sábado, 24 de julho de 2010

RIO TOCANTINS E SEUS AFLUENTES IMPORTANTES
























Bacia do rio Tocantins - Araguaia


A bacia do rio Tocantins - Araguaia com uma área superior a 800.000 km2, se constitui na maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e também o Distrito Federal. Os principais rios da bacia são o Tocantins e seu afluente Araguaia. A vazão média conjunta da bacia é de 15.432 m³/s.

Seu principal rio formador é o Tocantins, cuja nascente localiza-se no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília. Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia, destacam-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia.

O rio Tocantins desemboca no delta amazônico e embora possua, ao longo do seu curso, vários rápidos e cascatas, também permite alguma navegação fluvial no seu trecho desde a cidade de Belém, capital do estado do Pará, até a localidade de Peine, em Goiás, por cerca de 1.900 km, em épocas de vazões altas. Todavia, considerando-se os perigosos obstáculos oriundos das corredeiras e bancos de areia durante as secas, só pode ser considerado utilizável, por todo o ano, de Miracema do Norte (Tocantins) para jusante.

O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso, possui cerca de 2.600 km, e desemboca no rio Tocantins na localidade de São João do Araguaia, logo antes de Marabá. No extremo nordeste do estado de Mato Grosso, o rio dividi-se em dois braços, rio Araguaia, pela margem esquerda, e rio Javaés, pela margem direita, por aproximadamente 320 km, formando assim a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. O rio Araguaia, é navegável cerca de 1.160 km, entre São João do Araguaia e Beleza, porém não possui neste trecho qualquer centro urbano de grande destaque.

8 comentários:

  1. Com a grande seca nordestina, porque não se faz um estudo de interligação -via dutos e tuneis atraves de um afluente do TOCANTINS COM A BACIA DO RIO PARNAIBA. AFINAL A ALTITUDE DA BACIA DO TOCANTINS É MUITO SUPERIOR AO PARNAÍBA(ENTRE MARANHÃO E PIAUI- RELEVO DE CHAPADAS)COMO FAZER? AVALIEMOS O CUSTO-BENEFÍCIO PARA TIRAR MILHÕES DE NORDESTINOS DA MISÉRIA E QUE SONHAM RETORNAR AS SUAS TERRAS DESÉRTICAS SOFRENDO EM FAVELAS DO SUDESTE,COMO PÁRIAS DOS BRASILEIROS E SERVINDO DE CABOS ELEITORAIS PARA FALSOS PROFETAS POLÍTICOS HÁ SÉCULOS.SE HOUVESSE IRRIGAÇÃO NO NORDESTE CERTAMENTE ELES RETORNARIAM AS SUAS TERRAS ONDE DEIXAM SEUS CORAÇÕES PARTIDOS E SEUS FAMILIARES....ACORDA BRASIL(DIGA-SE PRESIDENTA DILMA)HAVERIA EUM REFLUXO MIGRATÓRIO E A VALORIZAÇÃO DAS TERRAS HOJE ABANDONADAS. NO IMPÉRIO ROMANO, JA SE FAZIA ENGENHARIA POR DUTOS DE AGUA SUBTERRÂNEOS E AÉREOSPARA ABASTECIMENTO DE ROMA E OUTRAS CIDADES....HÁ DOIS MIL ANOS!!!!
    FERNANDO MEDINA -RJ E-MAIL famedina09@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom esse site e essas pessoas que falam mal ja que sao tao inteligentes porque vem procurar na net? e ainda saem falando mal?

    ResponderExcluir
  3. ajudou muito...obrigado

    ResponderExcluir
  4. eu pergumtei↓

    quais os afluentes do rio araguaia?

    e aparese isso ae "finde careira" pessoal vlw ↑§↑

    ResponderExcluir
  5. se não sabe responder quais são os aflentes do Tocantins , sai fora

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do comentário do Fernando Medina. Só queria fazer uma observação. Por que, ao invés de abastecer o rio Paranaíba, o Tocantins não abastece o rio São Francisco captando água do Tocantins em Palmeirante e lançando água na represa de Sobradinho?

    ResponderExcluir